A série Diálogos Transdisciplinares em Educação propõe-se a publicar recursos didáticos, resultados de pesquisas (estudos teóricos, investigações empíricas, análises sobre práticas ou discussões atuais que expressem convergências ou contraposições entre teorias e ideias) e sistematizações de diálogos empreendidos em eventos culturais e científicos; os quais, desenvolvidos por professores, pesquisadores e estudantes de quaisquer áreas do conhecimento, apresentem temáticas de interesse amplo ao campo educativo. A série quer-se, assim, funcionando como um dispositivo editorial de atração e divulgação de contribuições ao pensamento e às práticas educativas atuais, particularmente quando relativas às questões humanas que se fazem candentes num mundo de desafios éticos e políticos planetarizados. Aceitamos propostas de autores/as de qualquer nacionalidade, desde que apresentadas em português, espanhol ou inglês.

 

Diretor da série:

 

Herlon Alves Bezerra

 

Comitê Científico e Editorial:

 

Caroline Farias Leal Mendonça; Leandro de Proença Lopes

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Redenção/CE, Brasil

 

Helder Manuel Guerra Henriques

Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Portalegre, Portugal

 

Bernadete de Lourdes Ramos Beserra; Léo Barbosa Nepomuceno; Mariana Tavares Cavalcanti Liberato

Universidade Federal do Ceará – Fortaleza/CE, Brasil

 

Carlos Alberto Batista Santos; Juracy Marques

Universidade do Estado da Bahia – Brasil

 

Aline Lima da Silveira Lage

Instituto Nacional de Educação de Surdos – Rio de Janeiro/RJ, Brasil

 

Carlos César Leal Xavier; Pablo Dias Fortes

Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz – Rio de Janeiro/RJ, Brasil

 

Ana Carmen de Souza Santana; Dilsilene Maria Ayres de Santana; Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior

Universidade Federal do Tocantins – Palmas/TO, Brasil

 

Carlos Eduardo Panosso

Instituto Federal do Tocantins – Palmas/TO, Brasil

 

Edson Hely Silva

Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE, Brasil

 

Alexandre Franca Barreto, Eliana de Barros Monteiro, Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Universidade Federal do Vale do São Francisco – Petrolina/PE, Brasil

 

Ana Patrícia Frederico Silveira, Ana Patrícia Vargas Borges, André Ricardo Dias Santos, Antônio Marcos da Conceição Uchôa, Bartolomeu Lins de Barros Júnior, Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco, Cristiano Dias da Silva, Edivânia Granja da Silva Oliveira, Eduardo Barbosa Vergolino, Francisco Kelsen de Oliveira, Gabriel Kafure da Rocha, Juliano Varela de Oliveira, Márcia Farias de Oliveira Sá, Maria Alcione Gonçalves da Costa, Matheus Henrique da Fonseca Barros, Rodolfo Rodrigo Santos Feitosa, Sebastião Francisco de Almeida Filho, Tito Eugênio Santos Souza, Valter Cezar Andrade Júnior

Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Petrolina/PE, Brasil

Volumes lançados:

Arte de capa: Horizon - Ninhol
Arte de capa: Alex Unger @au_haus
Arte de capa: @jrepilf

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE LIVROS NA SÉRIE

 

Primando pela qualidade científica dos trabalhos publicados, nossa série entenderá como fundamentais na avaliação das propostas a originalidade de seus temas, a consistência e rigor de seu tratamento teórico, assim como a qualidade textual apresentada. O procedimento de avaliação obedecerá às seguintes fases:

 

1. Análise da forma: os textos serão submetidos à leitura de pelo menos dois dos editores e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da linha editorial da série, assim como a um controle mínimo de qualidade textual (ortografia, formatação, citações, referências, dentre outras). Propostas consideradas não aptas serão devolvidas aos autores com a sugestão de que sejam reformuladas, para efeito de nova submissão e avaliação, noutra oportunidade. Os trabalhos considerados aptos seguem para a fase seguinte;

 

2. Análise do mérito por pares: nessa fase, a proposta é encaminhada, sem identificação de autoria a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do corpo editorial ou convidados ad hoc). Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas, serão consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma Lattes. A avaliação levará em conta os seguintes critérios: contribuição à área da educação; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusarem um trabalho, o mesmo será devolvido ao/a autor/a. Quando os dois pareceristas aceitarem o trabalho, o mesmo passará à fase seguinte. Quando um ou os dois pareceristas solicitarem reformulações, o trabalho será devolvido ao/a autor/a, solicitando que o/a mesmo/a considere os pareceres e reformule sua proposta. Ao reenviar sua proposta reformulada segundo as sugestões dos pareceristas, a mesma será reavaliada e passará à fase final;

 

3. Revisão e adequação final do trabalho às normas editoriais da Editora Fi. Caso necessário, o trabalho será encaminhado ao/a autor/a com as sugestões de correções e adequações finais, a fim de ser finalmente encaminhado à publicação.

 

Em função desse procedimento, solicitamos que o nome dos/as autores/as não apareça no corpo das propostas. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato da avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.

 

Por fim, as citações devem obedecer à forma (sobrenome do/a autor/a, ano) ou (sobrenome do/a autor/a, ano, p. xx). Diferentes títulos do/a mesmo/a autor/a, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (sobrenome do/a autor/a, anoa, p. xx).

 

As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os/as autores/as e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT disponíveis em http://www.ufrgs.br/edu_realidade/referencias-er.htm. Quando for o caso, sempre indicar o nome do/a tradutor/a após o título do livro ou artigo.

 

Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

 

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

 

Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

 

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

 

Teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

 

Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em:. Acesso em: dia mês (abreviado), ano.

 

Caso anteriormente publicadas por outros veículos, as propostas devem ser seguidas pela referência às anteriores publicações, assim como, se for o caso, de autorização destas para nova publicação.

 

A Editora FI especializa-se em tornar o conhecimento científico acessível a tod@s. De modo que seus livros são publicados sob direitos da Creative Commons 4.0, tornando-se gratuitos e disponíveis para download em PDF, assim como disponíveis em Loja Virtual de Impressos da editora (www.editorafi.org). O custo da impressão é estipulado de acordo com a quantidade de páginas do livro.


A editora não fica com valor algum das obras, embora haja custos relativos às composições de arte dos livros, assim como de desenvolvimento de sua ficha catalográfica e numeração na Agência do ISBN. Tais custos ficam sob responsabilidade do(s) autor(es).

 

Baixe aqui o formulário de submissão.

© 2019 por LUCAS MARGONI & WIX ENGINE.

Todos os livros publicados pela editora Fi

estão sob os direitos da Creative Commons 4.0