


A Série Movimentos Socioculturais e Ambientais destina-se a publicação de trabalhos que tragam contribuição às Ciências Humanas com ênfase para a Educação e Educação Matemática. Tem como objetivo difundir e agregar pesquisas concluídas ou em andamento, com a intenção de dar visibilidade e ampliar o alcance desses trabalhos científicos. Diante disso, os trabalhos de produção original, a ser submetido, podem ser dissertações, teses, livro autoral ou organizado, anais de eventos científicos nacionais e internacionais e coletâneas originais.
O desenvolvimento da Série Movimentos Socioculturais e Ambientais destaca a renovação do conhecimento, a criatividade e a reflexão crítica da produção, buscando interdisciplinarmente, promover o diálogo entre as áreas de Matemática, Pedagogia, Ciências Ambientais e Geográficas.
A série recebe trabalhos escritos em português, inglês e espanhol. Os trabalhos submetidos devem seguir as normas ABNT para autores brasileiros e APA para autores estrangeiros. A Série Movimentos Socioculturais e Ambientais enfatiza temáticas como: Afetividade; Etnomatemática; Mapeamento Cultural; Formação de Professores; Cartografias; Mulheres; Preservação do ambiente; Sustentabilidade; Valorização Cultural e Social; Ensino e Aprendizagem.
Diretores da Série:
Prof. Dr. José Roberto Linhares de Mattos
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Profa. Dra. Sandra Maria Nascimento de Mattos
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil
Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro, Brasil
Comitê Editorial Científico:
Prof. Dr. Aldo Parra
Universidad Del Cauca, Colombia
Prof. Dr. Alexandre Pais
Manchester Metropolitan University, Inglaterra
Profa. Dra. Darlane Cristina Maciel Saraiva
Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Brasil
Prof. Dra. Erilúcia Souza da Silva
Secretária Municipal de Educação de Manaus – SEMED Manaus, Brasil
Prof. Dr. Éverton Melo de Melo
Universidade Federal do Acre – UFC, Brasil
Profa. Dra. Eulina Coutinho Silva do Nascimento
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Brasil
Prof. Dr. Geraldo Aparecido Polegatti
Instituto Federal do Mato Grosso – IFMT, Brasil
Prof. Dra. Ieda Maria Giongo
Universidade do Vale do Taquari – Univates, Brasil
Prof. Dra. Isabel Cristina Machado de Lara
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Brasil
Prof. Dr. Jorge Ricardo Carvalho de Freitas
Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Brasil
Prof. Dr. Jorn Seemann
Ball State University, Estados Unidos
Prof. Dr. José Sávio Bicho de Oliveira
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, Brasil
Profa. Dra. Lenira Pereira da Silva
Instituto Federal de Sergipe – IFS, Brasil
Profa. Dra. Mônica Maria Borges Mesquita
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Profa. Dra. Natividad Adamuz Povedano
Universidad de Córdoba, Espanha
Prof. Dr. Romaro Antonio Silva
Instituto Federal do Amapá - IFAP, Brasil
Obras publicadas na Série Movimentos Socioculturais e Ambientais:
Normas para submissão de livros na série Movimentos Socioculturais e Ambientais:
A Série Movimentos Socioculturais e Ambientais aceitará propostas de livros de autores ou organizados, em português, inglês ou espanhol. A série Movimentos Socioculturais e Ambientais receberá propostas de dissertações, teses e monografias para publicação, desde que adaptadas e revisadas para o formato livro em atendimento as especificações editoriais da série. No processo de tramitação, os autores devem ter o compromisso de não submeter o mesmo livro para avaliação por outras editoras. O recebimento de originais não implica qualquer compromisso de publicação.
A submissão de textos para avaliação deverá ser encaminhada para o e-mail msocioculturaiseambientais@gmail.com que solicitará ao Comitê Editorial os devidos pareceres. A avaliação será realizada por pares. Portanto, o texto deve vir em duas versões: uma não identificada e outra identificada. Para submeter seu manuscrito original, devem ser enviados uma breve apresentação do livro e dois arquivos com versão não identificada e versão identificada.
O procedimento de avaliação obedecerá às seguintes etapas:
1. Análise da forma: quanto à adequação aos critérios gerais da série.
2. Análise por pares: quanto à contribuição para a área; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto.
3. Revisão e adequação final do trabalho às normas editoriais da Editora Fi. Caso haja sugestões de correções e adequações finais para ser encaminhado à publicação, conforme política da Editora Fi (vide menu “Como Publicar”).
Organização do manuscrito:
O manuscrito do livro deverá ser submetido em dois arquivos, formatado de acordo com as normas da ABNT ou APA, obedecendo as seguintes especificidades:
- Formato doc ou docx;
- Papel formato A4 na orientação retrato, cujas margens devem estar definidas em esquerda e direita 3 cm, superior e inferior em 2 cm;
- A fonte padrão é a Arial ou Times New Roman no tamanho 12 regular para o corpo do texto, 14 em caixa alta para os títulos, 12 em caixa alta para os subtítulos 1, 12 em negrito para os subtítulos 2, 12 regular para os subtítulos 3 e tamanho 10 para as notas de rodapé;
- As páginas deverão estar numeradas (canto superior direito);
- Os parágrafos deverão estar justificados e formatados com recuo 0 para esquerda e direita, especial de primeira linha em 1,25 cm, espaçamento de 0 antes e depois de cada parágrafo e espaçamento de 1,5 pontos entre linhas. O manuscrito deverá conter todos os elementos pré e pós-textuais que o autor/organizador desejar que conste no livro, inclusive prefácio e posfácio.
Livro organizado:
Quando o livro submetido for organizado, deverá conter capítulos inéditos de diferentes autores e autoras. Alguns livros organizados poderão conter capítulos não necessariamente inéditos, desde que tenham sido apresentados e ou publicados em eventos nacionais e internacionais. Quando assim o for, haverá a necessidade de modificação de título e ampliação do conteúdo do manuscrito. Haverá, ainda, a necessidade de ser informado, em nota de rodapé, em qual evento foi apresentado e ou publicado.
A Editora FI busca tornar o conhecimento científico acessível a todas e todos. De acordo com essa política, os livros são publicados sob direitos da Creative Commons 4.0, tornando-se gratuitos e disponíveis para download em PDF, assim como disponíveis na Loja Virtual de Impressos da editora (www.editorafi.org). O custo da impressão é estipulado de acordo com a quantidade de páginas do livro.