top of page

A Série Estudos Étnicos e Migrações tem por objetivo a publicação de obras que se dediquem ao estudo de temas vinculados com as questões étnicas e com os processos migratórios históricos e contemporâneos, abarcando os diferentes campos do conhecimento na área das Ciências Humanas, como a História, a Geografia, a Antropologia, a Sociologia, entre outros. Do mesmo modo, os grandes temas das migrações e dos estudos étnicos podem ser divididos em outros tópicos de estudos, como as questões de racismo, xenofobia, identidade, política, religiosidade, relações sociais, enfim, uma gama significativa de recortes, desdobramentos e interações. Os temas das relações étnicas e interétnicas, assim como dos processos migratórios em diferentes recortes temporais e espaciais, tem passado por significativa renovação nos últimos anos, em decorrências de novas abordagens teórico-metodológicas, o uso de novas fontes e da interação entre as diferentes disciplinas do campo social. Diante deste panorama, a Série Estudos Étnicos e Migrações visa ser um espaço significativo para produção e divulgação de pesquisas que apontem para novas questões e perspectivas relacionadas com essas temáticas.

 

Diretores da série:

 

Caroline von Mühlen

(Doutora em História – PUCRS/Professor do Colégio Sinodal – Portão/Coordenadora do GT Estudos Étnicos e Migrações da ANPUH-RS e vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras)

 

Rodrigo Luis dos Santos

(Coordenador e Professor dos Cursos de Geografia e História do Instituto Superior de Educação Ivoti/Doutorando em História – UNISINOS/Vice-coordenador do GT Estudos Étnicos e Migrações da ANPUH-RS e presidente da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras)

Editor Técnico:

Lucas Margoni

PUCRS, Brasil

 

Comitê Editorial e Científico:

 

Daniel Luciano Gevehr

(Doutor em História - UNISINOS/Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional – FACCAT)

 

Tiago Weizenmann

(Doutor em História – PUCRS/Coordenador Pedagógico e professor no Centro de Ciências Humanas e Sociais – UNIVATES)

 

Márcia Solange Volkmer

(Doutora em História – UFRGS/ Professora no Centro de Ciências Humanas e Sociais – UNIVATES)

 

José Edimar de Souza

(Doutor em Educação – UNISINOS/Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da UCS)

 

Marcos Antônio Witt

(Doutor em História - PUCRS/Professor do Programa de Pós-graduação em História da UNISINOS)

 

 

Volumes lançados:

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE LIVROS NA SÉRIE

 

O procedimento de avaliação obedecerá às seguintes etapas:

 

1. Análise da forma: os textos serão submetidos à leitura dos editores e avaliado quanto a sua adequação aos critérios gerais da série, assim como a um controle mínimo de qualidade textual (ortografia, formatação, citações, referências etc). As propostas consideradas não aptas serão devolvidas aos autores com a sugestão de que sejam reformuladas, para efeito de nova submissão e avaliação em outra oportunidade. Os trabalhos considerados aptos seguem para a fase seguinte.

 

2. Análise do mérito por pares: nessa fase, a proposta é encaminha, sem identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do corpo editorial científico ou convidados ad hoc). A avaliação considerará os seguintes critérios: contribuição para a área; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto. Os pareceristas podem aceitar plenamente o manuscrito, aceitar solicitando reformulações ou recusar. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer consubstanciado. Quando os dois pareceristas recusarem o manuscrito, o mesmo será devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitarem o manuscrito, ele passará à fase seguinte. Quando um ou os dois pareceristas solicitarem reformulações, o manuscrito será devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule sua proposta. Ao reenviar sua proposta reformulada segundo as sugestões dos pareceristas, a mesma será reavaliada e passará à fase final.

 

3. Revisão e adequação final do trabalho às normas editoriais da Editora Fi. Caso necessário, o manuscrito será encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações finais, a fim de ser finalmente encaminhado à publicação.
 

4. Proposta final para publicação. Após os ajustes finais pelo(s) autor(es) o livro será finalmente encaminhado à publicação, após aceite da proposta formal com constando dos custos para editoração – conforme política da Editora Fi (vide menu “Como Publicar”).

 

Em função desse procedimento, solicitamos que o nome dos autores não apareça no corpo das propostas. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato da avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.

 

As propostas de livros devem ser apresentadas por pesquisadores, professores e/ou pós-graduandos (mestrandos ou doutorandos). Os capítulos do livro não necessitam ser inéditos, desde que tenha sido publicado em periódico indexado, todavia deverá ser informado, em nota de rodapé, onde foi publicado anteriormente. Os capítulos do livro podem ser de autoria individual ou coletiva, sendo que, ao menos um dos autores deverá ter vínculo com instituição de ensino superior.

 

O prazo máximo para análise das propostas será de até 60 dias, a partir da data do recebimento.

 

Para submeter seu original a este processo, devem ser enviadas aos editores da série Processos Formativos:

 

  • Formulário de submissão do manuscrito;

  • Uma breve apresentação do livro (formato livre, no máximo duas páginas);

  • Arquivo com versão não identificada do manuscrito do livro.

 

Estes materiais deverão ser encaminhados aos seguintes e-mails: rluis.historia@gmail.com (Rodrigo) e carolinevm7@gmail.com (Caroline) – Diretores da Série Estudos Étnicos e Migrações.

 

O manuscrito do livro deverá ser submetido em um único arquivo, formatado de acordo com as normas da ABNT ou APA, obedecendo as seguintes especificidades:

 

  • Formato doc ou docx;

  • Papel formato A4 na orientação retrato, cujas margens devem estar definidas em esquerda e direita  3 cm, superior e inferior em 2 cm;

  • A fonte padrão é a Arial ou Times New Roman no tamanho 12 regular para o corpo do texto, 14 em caixa alta para os títulos, 12 em caixa alta para os subtítulos 1,  12 em negrito para os subtítulos 2, 12 regular para os subtítulos 3 e tamanho 10 para as notas de rodapé;

  • As páginas deverão estar numeradas (canto superior direito);

  • Os parágrafos deverão estar justificados e formatados com recuo 0 para esquerda e direita, especial de primeira linha em 1,25 cm, espaçamento de 0 antes e depois e de 1,5 pontos entre linhas. O manuscrito deverá conter todos os elementos pré-textuais e pós-textuais que o autor desejar constar no livro, inclusive prefácio e posfácio.

 

A série Estudos Étnicos e Migrações receberá propostas de dissertações e teses para publicação, assim como de monografias, obras coletivas ou individuais, desde que adaptada e revisada para o formato livro e que atenda as especificações editoriais da série.

 

Observações importantes:

 

  • A série Estudos Étnicos e Migrações tem foco acadêmico e de alcance de público não acadêmico e a seleção de títulos será sempre coerente com esse perfil editorial.

  • O recebimento de originais não implica qualquer compromisso de publicação.

  • A resposta da Análise Editorial será encaminhada ao autor, podendo ser de maneira objetiva, sem o detalhamento das razões pelas quais se chegou àquela conclusão, seja ela positiva ou negativa.

  • Será mantido sempre o sigilo de seus pareceristas.

  • A decisão do Comitê Editorial é final e soberana. Os diretores da série colocam-se à disposição para dirimir eventuais dúvidas remanescentes sobre o processo de envio.

 

A Editora FI especializa-se em tornar o conhecimento científico acessível a todos. De modo que seus livros são publicados sob direitos da Creative Commons 4.0, tornando-se gratuitos e disponíveis para download em PDF, assim como disponíveis em Loja Virtual de Impressos da editora (www.editorafi.org). O custo da impressão é estipulado de acordo com a quantidade de páginas do livro.

bottom of page