Migrações, Educação e Desenvolvimento: convergências e reflexões

Andrea Helena Petry Rahmeier; Caroline von Mühlen; Daniel Luciano Gevehr; Rodrigo Luis dos Santos (Orgs.)

Nos últimos duzentos anos, desde o princípio do século XIX, o mundo tem vivenciado um complexo e efusivo panorama de fluxos migratórios. Impulsionados pelos mais diversos motivos, as migrações representam em si processos de mudança – tanto para os que partem quanto para aqueles que recebem. Os avanços tecnológicos, especialmente nos campos do transporte e da comunicação, cooperaram – e cooperam – para essas manifestações. Em um mundo globalizado – onde as fronteiras, não restritas ao espaço geopolítico territorialmente delimitado, mas que perpassam os aspectos socioculturais grupos humanos –, analisar e refletir sobre o papel migratório nessas rupturas e permanências é um fator essencial para se compreender a realidade histórica e atual em que vivemos. Sabemos que os estudos migratórios tem vivenciado uma importante renovação nas últimas duas décadas, com um leque mais amplo de abordagens, conceitos, teorias, metodologias e relações entre campos de conhecimento. Essa renovação, de grande importância, proporcionam releituras dos processos de migração ocorridos durante os séculos XIX e XX, assim como um entendimento dos enredamentos sociais, políticos, culturais, religiosos e econômicos que permeiam as manifestações deste início do século XXI. Para esta publicação que ora apresentamos, foram escolhidos três campos norteadores principais, que são as migrações, os espaços educativos e o desenvolvimento regional. Este fio condutor interage com múltiplas áreas temáticas, como a religiosidade, o patrimônio cultural, as práticas docentes, as relações com o meio ambiente, as questões de gênero e etnicidade, entre outras. Os capítulos desta obra, agrupados em doze eixos temáticos, subsidiam reflexões importantes, tendo em vista a gama ampliada de interpretações que suscitam, as fontes que utilizam, o trato teórico-metodológico que se aplica, entre diversos outros pontos que poderiam aqui serem citados.

Volume 1: Educação; Gênero e Etnia; História Ambiental; História do Crime, da Polícia, dos Militares e das Práticas de Justiça; Migrações Atuais; Migrações Históricas.

ISBN: 978-85-5696-673-5

Nº de pág.: 513

Volume 2: Patrimônio Cultural; Política, Sociedade e Economia; Relações Interétnicas.

ISBN: 978-85-5696-685-8

Nº de pág.: 662

Volume 3: Relatos de Experiências Docentes com a temática das Migrações; Religiões e Manifestações Religiosas; Temas Gerais ligados às Migrações.

ISBN: 978-85-5696-686-8

Nº de pág.: 408

© 2019 por LUCAS MARGONI & WIX ENGINE.

Todos os livros publicados pela editora Fi

estão sob os direitos da Creative Commons 4.0