top of page
LOGO - SEM FUNDO - Poeticas das emergencias 2.png

A Série Poéticas das Emergências propõe-se a publicar estudos e pesquisas sobre movimentos que buscam questionar e transformar os diversos modos de violência, dominação, exploração e expropriação para afirmar modos dignos de existência; como, por exemplo, a alienação colonial (Franz Fanon); o movimento decolonial (modernidade-colonialidade); o contra-colonialismo (Nêgo Bispo); as regressões coloniais necropolíticas do capitalismo neoliberal (Achille Mbembe); e o sofrimento ético-político (Bader Sawaia). Nos referimos às ações que afirmam formas dignas de vida e se configuram como poéticas políticas das emergências, no sentido de fazer emergir, dar a ver, o invisível, que podem instaurar poéticas da atenção às formas de vida e aos sentidos do real. Modos de composição das forças e gestos vitais que lutam e animam ações pela democracia nos movimentos antirracistas, feministas, LGBTQIAPN+, dos povos originários e de outras populações invisibilizadas e excluídas. Os referenciais teórico-metodológicos devem buscar composições inter e transdisciplinares, articulando referências bibliográficas, artísticas e aquelas advindas das experiências que, em suas histórias de agir, vão fazendo emergir corpos, movimentos e pensamentos errantes que, como potências do inesperado, expressam nas ações práticas - artísticas, clínicas, militantes nos movimentos sociais e em outras situações de trabalho - as respostas exigidas pelo mundo para a qualificação da vida. Todas essas práticas são compreendidas como espaço-tempo crítico de produção de sentidos, que não estão limitados às formalidades dos museus, dos consultórios, das ações sociais ou dos espaços formais de trabalho. As linhas disso, que nomeamos cartografias vitais, se traçam e ganham consistência nos acontecimentos e experiências concretas e, ao mesmo tempo, seguem linhas já traçadas como rastros que nos orientam. Elas se expressam nas falas das pessoas-agentes desses movimentos sociais e de trabalhos vivos de enfrentamento e criação, como as várias manifestações artísticas (literatura, música, teatro, dança, por exemplo), situações de trabalho e situações clínicas. A Série foi aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Diretor e Diretora da Série

 

Prof. Dr. João Batista Ferreira

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
 

Profa. Dra. Mônica Botelho Alvim

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

Comitê Editorial Científico

Profa. Dra. Adriana Molas

Universidad de La República (Uruguai)

 

Profa. Dra. Ana Magnólia Mendes

Universidade de Brasília (Brasil)

 

Profa. Dra. Andrea Pujol

Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)

 

Prof. Dr. Emílio Peres Facas

Universidade de Brasília (Brasil)

 

Prof. Dr. Fernando de Oliveira Vieira

Universidade Federal Fluminense (Brasil)

 

Prof. Dr. Fernando Gastal de Castro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

 

Prof. Dr. Francisco Teixeira Portugal

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

 

Profa. Dra. Jaqueline Gomes de Jesus

Instituto Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

 

Profa. Dra. Leda Gonçalves de Freita

Universidade Católica de Brasília (Brasil)

 

Profa. Dra. Leny Sato

Universidade de São Paulo (Brasil)

 

Profa. Dra. Tania Rivera

Universidade Federal Fluminense (Brasil)

 

Profa. Dra. Virgínia Kastrup

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

Obras publicadas na Série Poéticas da Emergências:

Normas para submissão de livros na série:

A Série Poéticas das Emergências aceitará propostas de livros de autoras/us/es de qualquer nacionalidade, desde que apresentadas em português ou espanhol. A Série receberá propostas de manuscritos de livros, na qualidade autoral ou organização, que atendam sua proposta editorial.

 

A série Poéticas das Emergências receberá propostas de dissertações, teses e monografias para publicação, desde que adaptadas e revisadas para o formato livro e que atendam as especificações editoriais da série. Durante a tramitação, os autores se comprometem a não submeter o mesmo livro para avaliação por outras editoras. O recebimento de originais não implica qualquer compromisso de publicação.

 

A submissão de textos para avaliação e possível incorporação à Série deverá ser encaminhada para o email poeticas.das.emergencias@gmail.com que solicitará ao Comitê Editorial os devidos pareceres.

 

O manuscrito do livro deverá ser submetido em um único arquivo, formatado de acordo com as normas da ABNT ou APA, obedecendo as seguintes especificidades:

- Formato doc ou docx;

- Papel formato A4 na orientação retrato, cujas margens devem estar definidas em

esquerda e direita 3 cm, superior e inferior em 2 cm;

- A fonte padrão é a Arial ou Times New Roman no tamanho 12 regular para o corpo do texto, 14 em caixa alta para os títulos, 12 em caixa alta para os subtítulos 1, 12 em negrito para os subtítulos 2, 12 regular para os subtítulos 3 e tamanho 10 para as notas de rodapé;

- As páginas deverão estar numeradas (canto superior direito);

- Os parágrafos deverão estar justificados e formatados com recuo 0 para esquerda e direita, especial de primeira linha em 1,25 cm, espaçamento de 0 antes e depois de cada parágrafo e espaçamento de 1,5 pontos entre linhas. O manuscrito deverá conter todos os elementos pré-textuais e pós-textuais que a autora/u/or desejar constar no livro, inclusive prefácio e posfácio.

 

A Editora FI busca tornar o conhecimento científico acessível a todas/os/es. De modo que seus livros são publicados sob direitos da Creative Commons 4.0, tornando-se gratuitos e disponíveis para download em PDF, assim como disponíveis na Loja Virtual de Impressos da editora (www.editorafi.org). O custo da impressão é estipulado de acordo com a quantidade de páginas do livro.

 

O procedimento de avaliação obedecerá às seguintes etapas:

 

1. Análise da forma: os textos serão submetidos à leitura das editoras/us/es e avaliados quanto à sua adequação aos critérios gerais da série, assim como a qualidade textual (redação, formatação, citações, referências etc).

2. Análise do mérito por pares, considerando os critérios: contribuição para a área; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto.

3. Revisão e adequação final do trabalho às normas editoriais da Editora Fi. Caso necessário, o manuscrito será encaminhado à autora/u/or com as sugestões de correções e adequações finais, a fim de ser finalmente encaminhado à publicação, conforme política da Editora Fi (vide menu “Como Publicar”).

 

Os capítulos do livro não necessitam ser inéditos, desde que tenham sido publicados em periódico indexado. Todavia deverá ser informado, em nota de rodapé, onde foi publicado e deverá ser enviada a autorização da revista para a publicação como capítulo, quando a política de direitos autorais da mesma assim o exigir.

 

Para submeter seu original a este processo, devem ser enviadas às editoras/us/es da Série Poéticas das Emergências:

 

- Formulário de submissão do manuscrito;

- Breve apresentação do livro (formato livre, no máximo duas páginas);

- Arquivo com versão não identificada do manuscrito do livro.

bottom of page