top of page
Direitos Humanos e Interculturalidade: Diálogos Decoloniais Latino-Americanos

Páginas

307

ISBN 

978-65-5272-261-4

DOI 

10.22350/9786552722614

Direitos Humanos e Interculturalidade: Diálogos Decoloniais Latino-Americanos

Organizadores

Cristiane Feldmann Dutra
Guilherme Fellipin dos Santos
Ivan Manuel Sánchez Fontalvo

A obra “Direitos Humanos e Interculturalidade: Diálogos Decoloniais Latino-Americanos” configura-se como um espaço plural de reflexão crítica e de interlocução epistemológica entre pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com a transformação social e o fortalecimento dos direitos humanos em Abya-Yala. Organizada por Dra. Cristiane Feldmann Dutra (UNILASALLE/Brasil), Doutorando Guilherme Fellipin dos Santos (USP/Brasil) e Dr. Ivan Manuel Sánchez Fontalvo (Universidad del Magdalena/Colômbia), a coletânea nasce do encontro entre trajetórias acadêmicas e práticas que reconhecem na interculturalidade um horizonte ético, político e epistêmico para a reconstrução do pensamento jurídico e social latino-americano.
O livro propõe uma ruptura com marcos eurocêntricos de produção do conhecimento, promovendo a escuta das vozes historicamente silenciadas pela colonialidade do poder, do saber e do ser. Ao reunir autoras e autores de diferentes contextos nacionais e institucionais, a obra materializa um exercício de diálogo horizontal e de valorização da diversidade cultural e linguística da região.
Nesse percurso, os Direitos Humanos são revisitados como um campo vivo de disputas simbólicas e políticas, atravessado por tensões e contradições que marcam nossas sociedades. A abordagem decolonial e intercultural convida à reconstrução de paradigmas jurídicos, educacionais e sociais, reposicionando o Sul Global como locus legítimo de enunciação e produção de conhecimento.
A coletânea também fortalece os vínculos de cooperação entre pesquisadoras e pesquisadores vinculados à SoLEI – Sociedad Latinoamericana de Estudios Interculturales, fomentando uma rede comprometida com a justiça cognitiva e social. Seu escopo temático abrange educação intercultural, migrações e refúgio, sustentabilidade, gênero, povos originários, democracia, cidadania e epistemologias do Sul, articulando perspectivas interdisciplinares que desafiam estruturas coloniais e abrem caminhos para a decolonialidade.
Mais do que um livro, esta obra inaugura um projeto político-pedagógico voltado à construção de uma América Latina mais justa, plural e solidária — onde o conhecimento se faz encontro e o diálogo, caminho de libertação

Direitos Humanos e Interculturalidade: Diálogos Decoloniais Latino-Americanos

Editora Fi © 2022

Feito por Lucas Margoni & Wix Engine

Cachoeirinha RS CNPJ: 50.703.748/0001-29

A Editora Fi segue orientação conforme política de 

distribuição e compartilhamento da Creative Commons

(Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internaciona)l

Gráfica responsável pela encomenda opcional impressão:

Akikopias • CNPJ 95.092.367/0001-99

Avenida Ipiranga, 6681, prédio 5, sala 107

Bairro Partenon • Porto Alegre - RS • CEP 90619-900

Prazo de entrega: 30 dias

Políticas de Entrega, Troca, Reembolso e Devolução/Cancelamento

bottom of page