
Epistemologias dos saberes em educação: perspectivas e possibilidades
Organizadores
Bruna Aparecida de Almeida
Celso Kraemer
Pedro Ferreira
A despeito da emergência desse livro remeter a algo bastante localizável, a disciplina “Epistemologia da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau, ministrada pelo professor Doutor Celso Kraemer em 2024, é possível encontrar nesse conjunto de textos algo que ultrapassa essa circunscrição temporal e espacial. Para além de um punhado de escritos acerca da epistemologia da educação, nesse livro estamos diante de uma coleção.
Primeiramente, porque esse livro, tal qual o ato de colecionar, vai ao encontro de certa “luta contra a dispersão” (Benjamin, 2009, p. 245), mais especificamente aquela da confusa profusão de textos acadêmicos oriunda de um produtivismo copioso e competitivo, em que o exercício de pensamento se perde em um mar de artigos. O que torna difícil a navegação tanto de quem escreve sobre um tema, quanto para quem intenta estudá-lo. Frente à dispersão textual e intelectual, a coleção coleta, seleciona, organiza e oferece um ponto de partida ou uma nova rota para seguirmos.
Em segundo lugar, porque “colecionar é um ato primevo do estudo: o estudante”, bem como o estudioso, “coleciona o saber” (Benjamin, 2009, p. 245). Nesse sentido, o arranjo dessa coleção, sob o título Epistemologias dos saberes em educação: perspectivas e possibilidades, pode operar como ferramenta de estudo, seja às pessoas que escreveram para o livro, seja àquelas que escreverão a partir dele, com ele ou até contra ele.











