
Avaliação psicológica e atenção psicossocial em diferentes contextos de atuação da(o) psicóloga(o)
Organizadora
Mônica de Fátima Batista Correia
Com linguagem direta e acessível, reflete-se neste livro sobre as possíveis e relevantes contribuições da Avaliação Psicológica (AP) como norteadora de ações profissionais em Psicologia, com vistas a sua maior efetividade. Aponta-se, dessa forma, para a riqueza dessa ferramenta como suporte à atuação oferecendo argumentos teóricos, metodológicos e técnicos articulados em distintos campos de atuação da(o) psicóloga(o).
Cada capítulo aborda experiências vinculadas a determinada postura psicossocial aliada à utilidade e contribuição da AP em contextos específicos, permitindo acessar atravessamentos comuns dos impactos e peculiaridades das situações e cenários apresentados, a exemplo da clínica, segurança pública, educação, hospital, ambulatório e avaliação de danos.
Avaliar pode ter diferentes sentidos e estes podem variar de acordo com os fundamentos e objetivos que guiam tal atividade. É necessário desconstruir imagens restritas do processo de AP, dada a relevância do diagnóstico para subsidiar um planejamento assertivo, ponto de partida de inúmeras áreas de atuação. Avaliações devem ser realizadas contínua e sistematicamente para maximizar potencialidades e competências. Inclui-se nesta discussão questões éticas e reflexões diante da responsabilidade profissional nas devoluções de Avaliações Psicológicas, que interferem na trajetória de vida da pessoa. Estas devem potencializar e iluminar programas de atuações profissionais, invés de restringir.
O livro, dividido em dez capítulos independentes, é dirigido a psicólogas(os) e interessa a profissionais que compartilham equipes multidisciplinares com psicólogas(os), bem como a estudantes de Psicologia. As(Os) autoras(es) são professoras de universidades públicas federais e profissionais experientes engajadas(os) em um mestrado profissional em Psicologia.
