
O trabalho controlado por plataformas digitais no Brasil: dimensões, perfis e direitos
Organizadores
Sidneu Machado
Alexandre Pilan Zanoni
Nesta segunda edição atualizada, a obra aprofunda a análise do trabalho controlado por plataformas digitais no Brasil, incorporando dados do mercado de trabalho até 2024. Fruto de pesquisa interdisciplinar conduzida pela Clínica de Direito do Trabalho da UFPR, em colaboração com a UNICAMP, o livro articula as perspectivas econômica, sociológica e jurídica para interpretar as transformações que estão redefinindo o trabalho contemporâneo.
Com base em metodologias inovadoras — que combinam análise de tráfego de dados e levantamentos quantitativos —, os autores examinam o crescimento exponencial da força de trabalho plataformizada, estimada em 2,3 milhões de trabalhadores em 2024. Além disso, exploram os desafios regulatórios e as disputas em torno da legislação trabalhista, destacando os processos de precarização e os impactos nas políticas de proteção social.
Os principais temas abordados incluem: a concentração de mercado em poucas plataformas dominantes; os perfis socioeconômicos dos trabalhadores e suas trajetórias ocupacionais; a evolução da jurisprudência trabalhista diante dessas transformações; e as propostas legislativas em discussão no Congresso Nacional. Consolidada como referência indispensável, esta obra oferece subsídios valiosos para compreender os desafios do trabalho na era digital e suas implicações para o Brasil.
