O método da reportagem: um estudo a partir de depoimentos de repórteres especiais
Magali Moser
Embora frequentemente destacada como a “essência” da atividade profissional, conforme apontam diversos(as) autores(as) em diferentes contextos, a reportagem carece de investigação aprofundada. A maior parte dos estudos sobre jornalismo concentra-se, em vez dela, na produção da notícia, o que subestima, restringe e empobrece a compreensão e o potencial do jornalismo como atividade intelectual. Este livro se propõe a avançar na explicitação do método da reportagem, reconhecendo sua centralidade na prática jornalística.
O trabalho volta-se para a reportagem em profundidade, aquela que transgride os limites, condicionamentos e restrições impostos pelas rotinas e padrões dominantes da indústria jornalística. Para tanto, busca identificar modos de compreender a reportagem na literatura sobre jornalismo, contextualizar historicamente sua trajetória, além de analisar e sistematizar as visões dos(as) repórteres especiais sobre os saberes que acionam na produção de reportagens.
Os depoimentos coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas em profundidade com 12 repórteres especiais atuantes no Brasil servem como base empírica do estudo. A análise de conteúdo é utilizada como guia metodológico, tendo como critérios os três saberes jornalísticos: de reconhecimento, de procedimento e de narração.
Os resultados revelam dificuldades dos(as) profissionais em explicitar suas metodologias de trabalho, muitas vezes reduzindo-as a insights pessoais e percepções subjetivas e simplificadas, como “faro jornalístico” ou “instinto natural”. No entanto, a análise permite identificar semelhanças e regularidades no processo de produção, subjacentes aos fazeres individuais, demonstrando a existência de um método de reportagem profissional institucionalizado. Embora pouco percebido e valorizado nos relatos, que costumam enfatizar apenas as idiossincrasias pessoais de seus(uas) autores(as), esse método próprio de abordar a realidade é recorrente e incorporado historicamente na cultura profissional.