Doutor Assis Gonçalves: o médico legista do combate do Irani
Ana Crhistina Vanali
Conheci Ana Crhistina Vanali no final do ano de 2022. Sabedora de que eu teria um livro sobre a vida de meu avô, procurou-me, por indicação da pesquisadora Karin Romanó Santos, para obter maiores informações a respeito dele, interessada em conhecer sua biografia. Contou-me, então, que, como membro do Grupo de Investigação do Movimento do Contestado, deparou-se com referências à figura de Alfredo de Assis Gonçalves – médico que, designado pelo Governador Carlos Cavalcanti, acompanhara a tropa do Coronel João Gualberto na campanha do Contestado e fora responsável pelas exumações e autópsias dos corpos desse militar e dos homens de sua tropa, mortos na Batalha do Irani.
Além de ceder o opúsculo para essa notável pesquisadora, pouco contribuí para preencher as lacunas do acervo que ela já reunira. Aliás, surpreendi-me por ignorar episódios da vida daquele admirável médico do qual herdei o nome. Afinal, à autora, Mestre em Antropologia, Doutora em Sociologia, Pós-doutora em Educação Étnico Racial pela UFPR, nada faltava, senão poucos detalhes. Ali estava a pessoa mais credenciada para se lançar ao desafio que resultou nesta excelente obra que a Editora Fi proporciona a seus leitores.
Não só o episódio do Contestado é aqui revisitado; também a vida do Professor Assis Gonçalves vem esmiuçada, desde seu berço baiano, de sua estada no exterior frequentando afamadas clínicas e hospitais europeus, até sua inestimável contribuição para a fundação da Universidade do Paraná, que do Brasil foi pioneira. O livro adentra, ainda, em sua vida profissional e familiar, revelando seu caráter e o quanto contribuiu para projetar seus familiares no cenário cultural brasileiro.
Felizes os estudantes e membros docentes do curso de Pedagogia do Centro Universitário do SENAI, pelo privilégio de ter a autora como professora e coordenadora de seu Comitê Científico.
Alfredo Assis Gonçalves Neto