top of page
Filosofia ecomunitarista aplicada: textos breves de Sirio López Velasco (2022-2023)

Páginas

222

ISBN 

978-65-85725-42-2

DOI 

10.22350/9786585725422

Filosofia ecomunitarista aplicada: textos breves de Sirio López Velasco (2022-2023)

Sirio Velasco López; Claudinei Aparecido de Freitas da Silva

O livro – de autoria de Sirio López Velasco, pensador uruguaio, radicado no Brasil – projeta um considerável alcance do ponto de vista de sua produção teórica. O que o leitor afeto à produção filosófica genuinamente latino-americana tem, agora, precisamente, em mãos?
O autor consolida, em mais esse singelo trabalho, não só, com refinado rigor, mas por meio de uma exposição didática e clara, muitos dos temas que lhe tem preocupado nessas últimas décadas tendo como pano de fundo o cenário mais imediato de suas reflexões: o pensamento ecomunitarista. Velasco tem em vista uma crítica de fundo do capitalismo geral em que busca situar o fenômeno da crise da razão com e para além de Marx. Em tal prisma, sob um fino e rigoroso exame, pacientemente conceitual, Sirio não limita o seu trabalho apenas a uma avaliação criticamente analítica, mas fundamentalmente propositiva. Como perspectiva ele afirma: “hoje resulta claro, especialmente no caso da A. Latina, que a democracia em perspectiva ecomunitarista não poderá se fundamentar unicamente em fontes ocidentais, mas, pelo contrário, deverá incorporar dialogicamente as contribuições positivas oriundas de outras fontes (particularmente as indígenas, negras e orientais). As culturas indígena e negra têm resistido por 500 anos à Conquista para nos legar sua lúcida perspectiva cosmocêntrica socioambiental”.
Ora, à primeira vista, talvez fosse de supor que esse movimento reflexivo parecesse “utópico”, num sentido ingenuamente romântico de promover transformações sociais. Ou, ainda, “utópico” como mero recurso especulativo, isto é, recurso retórico filosófico. Fato é que, aos olhos de Velasco, tal projeto é “utópico”, sim, mas numa orientação radicalmente diversa. Uma de suas virtudes consiste em demonstrar, à luz da experiência histórica, a possibilidade de mudança, ou seja, de revolução e criação em que nós nos investimos dialeticamente como cossujeitos históricos, transcendendo, pois, todo darwinismo social do homem como espécie natural

Filosofia ecomunitarista aplicada: textos breves de Sirio López Velasco (2022-2023)
bottom of page