Redes, séries e nós

Páginas

249

ISBN 

978-65-5917-542-0

DOI 

10.22350/9786559175420

Redes, séries e nós

Organizador

Marcelo Prioste

Envolto há mais de vinte anos nas encruzilhadas das mídias com a tecnologia, observo como as flutuações conceituais oscilam da euforia ao pânico no trato deste tema. Analisar este território sempre foi (e parece que sempre será) tarefa ingrata, seja pela dinâmica no ritmo das sucessivas transformações tecnológicas que nos impõem a necessidade de novos saberes, seja pelo desconhecimento de motivações e iniciativas promovidas pelas megacorporações tecnológicas, regidas por maquinações no subterrâneo de um poder econômico-financeiro global inacessível à imensa maioria da população. Assim, no transcurso de uma pandemia, da ascensão do pensamento político de extrema direita e de uma beligerância que afeta cada vez mais das relações sociais às relações internacionais, lançamos esta publicação. Na ousadia de mapearmos um pouco este atual “universo em desencanto”, ambiente em rede por onde trafegam entes digitais desenhados por algoritmos embutidos nas mais improváveis formas de comunicação e interação.

PREFÁCIO UM MAPA PARA O DEMONÍACO LABIRINTO DE EFEITOS E CAUSAS Cassiano Terra Rodrigues APRESENTAÇÃO Marcelo Prioste 1 A REDE E A PROMOÇÃO DO ORGULHO, LUTA ANTI-HOMOFOBIA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA SEM INTERRUPÇÃO Anselmo Penha 2 REDES E CONSUMO: UMA REALIDADE VIRTUAL CONTEMPORÂNEA Claudir Segura Adriana Lima de Oliveira 3 UMA ANÁLISE DOS DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS FRENTE AO CENÁRIO DA PANDEMIA DO COVID-19 Edgard Luiz Bernardes Valderramas 4 A INTELIGÊNCIA CONECTIVA E SUAS COMPLEXIDADES Fábio Siqueira 5 TECNOLOGIA E LINGUAGEM: A TIPOGRAFIA NO AMBIENTE DAS TELAS Gabriela Zimbres 6 EDTECHS: A APOSTA NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO Luciana Livia Gonçalves 7 COLETTE: GAMES E DISPOSITIVOS NO FRONT DA RESISTÊNCIA Marcelo Prioste 8 DEPOIS DO FIM DA REALIDADE CONSENSUAL Marcus Bastos 9 INFLUENCIADOR VIRTUAL: UM NOVO AGENTE NA COMUNICAÇÃO DISRUPTIVA DO NOSSO SÉCULO Margareth Boarini 10 AS INTERAÇÕES ENTRE MARKETING, GAMES E AS REDES Missila Loures Cardozo 11 LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE Pollyana Ferrari 12 A ONDA DAS LIVES: PROGRAMAÇÃO CULTURAL POR MEIO DAS TELAS Tamara Demuner
Redes, séries e nós