top of page

Saúde no Brasil, formação acadêmica, práticas e

exercício da profissão

Volume 1 - Políticas públicas de assistência social:

atenção à saúde coletiva e individual

A época é de alegria, de aproveitar para ser “brasileiro”.  Esta coletânea de artigos foi escrita no ano de copa do mundo “Rússia - 2018”. Neste momento, as atenções ficam voltadas para times, jogos, jogadores, lances e mais uma vez, se deixa para trás necessidades reais. O Brasil, o país do futebol é também um país de desigualdades sociais. O cenário atual nos apresenta a cada dia, mais e mais miséria, injustiça e exploração econômica. Os excluídos vivem em luta constate em busca de bem-estar, assistência à saúde e medidas que priorizem a igualdade entre os brasileiros, independente da classe social que o indivíduo é classificado. Os governos implementam programas e projetos sociais que podem minimizar e diminuir a carência de pessoas menos favorecidas, que no Brasil, são a maioria. A atenção básica à saúde tem deixado muito a desejar. Hospitais sem recursos mínimos são superlotados de cidadãos com necessidades primárias de atendimento. A cultura do brasileiro de estar em enormes filas, já não lhe causa uma dor a mais. 

 

ISBN: 978-85-5696-377-2

Nº de pág.: 581

Volume 2 - A importância da Educação Física na vida do indivíduo: atenção à saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida, discussões e estudo de casos

O momento atual trás vários acontecimentos que, certamente, tornar-se-ão históricos. Fatos como guerras civis, fugas de pessoas para todos os continentes, ameaças de guerra e pedidos de paz chegam através de um mecanismo que nos tornou ligados ao mundo, de forma online, a internet. É através desta ferramenta, responsável pela globalização, que todos têm acesso ao mundo, às notícias, às novidades e principalmente, à novos saberes. Entretanto, é também através deste dispositivo, que virou parte da vida da grande maioria das pessoas, que a alienação e a “desinformação” acontece. Observando-se o lado positivo, a disseminação de novos hábitos e conceitos se espalha mundo afora. Um destes conceitos, é a geração saúde, o “fitness” é, agora, moda nos blogs e páginas da Web. Assim como também, sabe-se através de postagens sobre a necessidade de se olhar mais para a sociedade no “contexto social” da palavra tendo em vista a exposição de eventos que necessitam um olhar para o cidadão de menor poder aquisitivo, a sociedade (se alienada) esquece de cuidar do indivíduo mais necessitado cuidando dos que têm privilégios e deixando de lado, às margens do social, o cidadão que apenas olha os fatos, conceitos e sonha com os modismos. Num Brasil onde os indivíduos da terceira idade desfrutam de uma aposentadoria precária, estes podem e têm acesso às praças equipadas com aparelhos destinados à exercícios físicos, rodeados de jovens não cuidados pelos governantes, desfrutando de um descuido que pode e certamente, lhes levará ao sedentarismo.

 

ISBN: 978-85-5696-378-9

Nº de pág.: 358

bottom of page