top of page

Afinal, por que a ciência é uma janela aberta de leitura do mundo? Coletânea de textos e entrevistas de divulgação e popularização Científica da Coluna do Jucá

Thiago Lustosa Jucá

Durante o tempo em que estive como colunista do Portal Nossa Ciência, eu produzi textos e entrevistas vivenciando dois momentos distintos. O primeiro deles se estendeu desde o primeiro texto enquanto colunista, em 2017, até o último texto do ano de 2018. Durante este período, à medida que eu escrevia, ia aprendendo, conhecendo e amadurecendo muitas das minhas concepções acerca da divulgação e popularização científica. A partir de 2019, eu considero que entrei em uma fase de muito mais clareza, maturidade e percepções quanto à escrita dos textos e entrevistas. Por isso, eu decidi separá-los em três capítulos, a saber: o capítulo I envolve os textos produzidos de 2017 a 2018, incluindo alguns textos avulsos anteriores ao início da Coluna e que remetem até o ano de 2016; o capítulo II diz respeito aos textos produzidos durante o ano de 2019; já o capítulo III contempla diversas entrevistas que realizei para a Coluna nos anos de 2018 e 2019.

 

Thiago Lustosa Jucá é biólogo (licenciado e bacharel), com mestrado e doutorado em Bioquímica, todos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante mais de dois anos escreveu semanalmente, às quintas-feiras, para o portal de divulgação científica Nossa Ciência, na Coluna do Jucá. Possui ainda formação na área técnica de Química Industrial (CEFET-CE) e Química de Petróleo (Universidade Petrobras). É funcionário de carreia da empresa Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras, onde atua como profissional de Nível Técnico, com ênfase em Química de Petróleo. 

ISBN: 978-65-81512-83-5

Nº de pág.: 436

bottom of page