A fantasia na fenomenologia de Husserl
Vanessa Furtado Fontana
Esta obra trata do conceito de fantasia na fenomenologia de Edmund Husserl a partir dos manuscritos intitulados: Phantasie, Bildbewusstsein und erinnerung. Zur Phänomenologie des anchaulichen VergegenWärtigungen. Texte aus dem nachlass (1898-1925). A tese trata da fundamentação do conceito de fantasia a partir da novidade deste conceito na história da filosofia e como está novidade está argumentada na fenomenologia. A tese de apoio é pensar o privilégio metodológico da fantasia na construção da fenomenologia como ciência descritivas de essências. O método utilizado contou com a análise das obras: "Investigações Lógicas", "Ideias I" e "Lições para uma Fenomenologia da Consciência Interna do Tempo". Os principais conceitos definidores da fantasia são: intuição, intencionalidade, presentificação e neutralidade. Mostra-se qual a importância da fantasia na consciência pura e suas relações na consciência temporal. A fantasia atua como intencionalidade privilegiada na busca das essências. Ela se opõe ontologicamente à percepção, mas isto implica antes na sua importante tarefa de neutralizar as vivências para alcançar um âmbito transcendental de fundamento.
Nº de pág.: 243
ISBN: 978-65-5917-377-8
DOI: 10.22350/9786559173778