top of page

Anais do I Encontro de Filosofia e Ensino do Rio Grande do Sul

Rafael Bittencourt Santos; Priscilla Tesch Spinelli (Orgs.)

O I Encontro de Filosofia e Ensino do RS foi pensado e idealizado antes do período pandêmico pelo qual passamos, mas só pode ser realizado em novembro de 2020. Tínhamos por objetivo principal contribuir para a formação inicial e continuada de professores e professoras de Filosofia da Educação Básica, ao apresentar e discutir propostas didático-pedagógicas para o ensino de Filosofia, em especial (mas não apenas), para o Ensino Médio. Visávamos, ainda, discutir as tendências didáticas interdisciplinares no ensino de Filosofia, dada a recém aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Os Anais do I Encontro de Filosofia e Ensino do RS são, assim, o retrato de um momento e do nosso esforço por entendê-lo e por avançar. A presença da Filosofia como disciplina obrigatória a partir de 2008 permitiu que chegássemos aqui com uma bagagem de experiências e reflexões, mas essa é ainda uma história recente, com muitos desafios em aberto quanto a currículo e práticas. Esses desafios são plurais. Dizem respeito não apenas às estratégias de ensino dos conteúdos filosóficos no nível e na realidade do Ensino Médio mas também à formação de professores nos cursos de licenciatura, à presença dessa disciplina ao lado de outras cuja trajetória na escola é muito mais antiga e legitimada, à presença/ausência de professores qualificados, ao tempo dedicado a esses assuntos, à sanha reformista e controladora das secretarias e conselhos de educação. Ademais, estamos no limiar de outro momento: o Novo Ensino Médio. Nossas discussões apontam para o temor que a filosofia não tenha sua especificidade preservada, que as legítimas preocupações filosóficas e sua prática formadora sejam vulgarizadas em auto-ajuda e práticas tipo coaching, que motivam muito, mas orientam muito pouco.

 

Nos dias 19 e 20 de novembro, quinta e sexta-feira, iniciamos o evento, retomando-o e finalizando-o nos dias 23 e 24, segunda e terça-feira da outra semana. Os Grupos de Trabalho (GTs) ocorreram à tarde e não foram transmitidos ao público, a fim de gerar um ambiente mais intimista e acolhedor; já as palestras ocorreram à noite e podem ser todas assistidas no canal do Youtube do Janelas Filosóficas: universidade aberta à sociedade.

 

Inara Zanuzzi

Priscilla Tesch Spinelli

Nº de pág.: 195

ISBN: 978-65-5917-287-0

DOI: 10.22350/9786559172870

bottom of page