top of page

Racionalismo terapêutico e subjetividade: uma fenomenologia do consumo de livros de “autoajuda” financeira no mundo da vida contemporânea

Jean Marlos Pinheiro Borba

A questão central do importante livro de Jean Marlos, desvelador dos mecanismos de manipulação dos manuais de autoajuda financeira, que normatizam a dinâmica social como composta somente de uma ideia possível de ser humano; composta somente dos que encaram a vida como uma sequência infindável de problemas a serem resolvidos, tarefas a serem cumpridas; dos que dividem o mundo da vida entre os que tem e os que tem mais ainda; dos que veem, sem hesitar, ser possível preencher seu vazio existencial com uma multiplicidade de objetos e, por fim, encaram qualquer aproximação da morte não como parte da sua condição ontológica, mas como um obstáculo a mais a ser enfrentado e “vencido”.

 

Jean Marlos é ludovicense nascido em 7 de agosto de 1972. Filho de Maria de Azevedo Pinheiro e José Martins Borba. Possui bacharelado em Ciências Contábeis e Formação de Psicólogo ambos pela UFMA. É mestre em Administração (concentração em Finanças das Empresas), doutor em Psicologia Social, pós-doutor em Filosofia. Atualmente professor dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e Saúde e Ambiente, além de professor do curso de graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da UFMA, onde é responsável pela disciplina Psicologia Fenomenológica e Existencial I. Membro colaborador do Círculo Latino Americano de Fenomenologia – CLAFEN. Seu interesse de estudos reúne uma perspectiva pluridisciplinar tendo como base a fenomenologia husserliana, as filosofias da existência e as contribuições da Teoria Crítica. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica – GEPFPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Intervenções Assistida por Animais – GEPSIAA´s ambos registrados e certificados no DPG/CNPq.

ISBN: 978-85-5696-041-2

Nº de pág.: 276

bottom of page