top of page

XVII SEMANA ACADÊMICA DO

PPG EM FILOSOFIA DA PUCRS

Renata Floriano; Guido J. R. Alt; Ítalo Alves; Marcos Messerschmidt; Tatiane Marks; Felipe Fortes;

Sabrina Ruggeri; Tiago Rodrigues; Émerson Pirola; Eduardo Garcia Lara;  João Fett; Samuel Cibils (Orgs.)

  • Volume 1 - Fenomenologia, Hermenêutica e Psicanálise; Estruturalismo; Filosofia Alemã. (Organizadores: Felipe Fortes, Sabrina Ruggeri e Tiago Rodrigues)

 

O presente Volume 1 traz consigo três seções, duas com debates contemporâneos e uma de debates em torno da Filosofia Moderna. Na primeira seção, reunimos artigos que se encontram na esteira da tradição fenomenológica e suas diversas ramificações, bem como de pensamentos que absorveram a psicanálise freudiana na sua crítica filosófica. Na segunda seção, apresentamos as críticas estruturalistas às filosofias do sujeito e da modernidade. Fora um único artigo de crítica à modernidade, a terceira seção, por fim, dá voz justamente às filosofias antes criticadas e suas novas leituras, mostrando que elas ainda têm o que dizer e a contribuir para a época atual. Deste modo, apresenta-se como uma proposta de leitura que busca conjugar harmoniosamente temas centrais, suas ressonâncias e pontos de aproximação entre as tradições fenomenológica, hermenêutica, a crítica filosófica da psicanálise, o estruturalismo e a filosofia alemã. Como fundamento comum das tradições de pensamento em questão, o pressuposto básico do idealismo e o princípio hermenêutico da interpretação. Que a leitura dos artigos aqui reunidos possa colaborar na pesquisa e discussão filosófica brasileira e elevar ainda mais a excelência de nossos estudos.

ISBN: 978-85-5696-243-0

Nº de pág.: 299

  • Volume 2 - Marx e Marxismos; Teoria Crítica; Estética e Filosofia da Arte. (Organizadores: Ítalo Alves, Émerson Pirola e Eduardo Garcia.)

 

No presente volume, concentram-se os trabalhos sobre Marx e marxismos, teoria crítica, estética e filosofia da arte. Os textos aqui publicados foram originalmente apresentados em seis sessões da XVII Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS – a sessão “Marx e Filosofia Social”, que ocorreu na manhã do dia 9 de outubro de 2017; as sessões “Estética e Filosofia da Arte 1” e “Teoria Crítica: Última Geração”, que ocorreram na tarde do dia 9 de outubro; a sessão “Filosofia”, que ocorreu na manhã do dia 10 de outubro; e, por fim, as sessões “Teoria Crítica: Primeira Geração”, “Estética e Filosofia da Arte 2” e “Filosofia da Ciência e Educação”, que ocorreram na tarde do dia 10 de outubro. Para fins de organização, os capítulos do volume foram divididos em cinco seções, que visam a espelhar as sessões do evento: Marx e marxismos, Teoria crítica: história e política, Teoria crítica: estética e modernidade, Teoria crítica: normatividade e sociedade e Filosofia da arte. Organizado a partir de apresentações feitas no decorrer de três dias de evento, os trabalhos que apresentamos neste volume formam uma mostra representativa, considerado o recorte temático, das pesquisas conduzidas atualmente no Brasil em nível de pós-graduação.

ISBN: 978-85-5696-244-7

Nº de pág.: 299

  • Volume 3 - História da Filosofia; Filosofia Política Contemporânea; Filosofia do Direito. (Organizadores: Renata Floriano de Sousa, Guido J. R. Alt e Marcos Messerschmidt)

 

O volume apresentado aqui abrange contribuições atinentes a áreas distintas da história da filosofia e da filosofia política: o leitor encontrará, nas páginas que se seguem, contribuições oriundas da (i) história da filosofia na antiguidade, bem como da (ii) filosofia na idade média, da (iii) filosofia política moderna e da (iv) filosofia do direito. Cada autor apresenta uma abordagem pertinente em suas ênfases, havendo um perfil tanto histórico quanto temático de contribuições. Espera-se que, assim como os demais volumes dos Anais da XVII Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS, os leitores do Volume 3 tenham, através dele, a oportunidade de explorar as perspectivas da pesquisa em Filosofia desenvolvida atualmente em nível de pós-graduação no Brasil. Gostaríamos de agradecer a todos os autores e as autoras que colaboraram para a composição deste volume, como também a todos os membros da comissão científica que contribuíram para a qualidade da pesquisa aqui apresentada. Desejamos, por último, uma ótima leitura a todos.

ISBN: 978-85-5696-245-4

Nº de pág.: 411

  • Volume 4 - Ciência e Educação; Epistemologia Analítica e Social; Filosofia Política Contemporânea; Lógica e Filosofia da Mente; Metaética. (Organizadores: João Fett, Samuel Cibils e Tatiane Marks.

Neste volume, concentram-se trabalhos envolvendo ciência e educação, epistemologia analítica e social, filosofia política contemporânea, lógica e filosofia da mente, e metaética. Os trabalhos que aqui publicamos foram originalmente apresentados em sete sessões da XVII Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS – as sessões ocorreram nas manhãs e tardes dos dias 9, 10 e 11 de outubro. Para fins de organização, os trabalhos deste volume estão divididos em cinco seções, que espelham as sessões do evento. Espera-se que, em posse deste volume dos Anais da XVII Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, o leitor possa acompanhar e explorar facetas da pesquisa em filosofia desenvolvida em nível de pós-graduação no Brasil, estimulando o debate, a produção de argumentos sobre diversos tópicos e problemas filosóficos, e contribuições para o crescimento do interesse pelas áreas aqui apresentadas.

ISBN: 978-85-5696-246-1

Nº de pág.: 320

bottom of page