top of page

Filosofia na PUCRS: 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (1974 – 2014)

Agemir Bavaresco, Jerônimo Milone,
André Neiva, Jair Tauchen (Orgs.)

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS está comemorando, em 2014, quarenta anos de existência. Trata-se de uma data muito especial também para mim, pois acompanho, há 25 anos, a história desse Programa: em 1989, ingressei no mestrado em Filosofia, defendendo a dissertação em 1993, orientado pelo Prof. Dr. Urbano Zilles, primeiro Coordenador do PPG. De 1994 a 1998, recomendado por professores do Programa, realizei o Doutorado em Filosofia na Universidade de Kassel (Alemanha), sob a orientação do Prof. Dr. Hans-Georg Flickinger, que lecionava, à época, em ambas Universidades (PUCRS e Kassel). Desde 1998, faço parte do Corpo Docente desse PPG, tendo-o coordenado durante quatro anos (de 2000 a 2003).

 

São quatro décadas marcadas por um grande empenho dos Coordenadores (do primeiro até o atual, Prof. Dr. Agemir Bavaresco), dos professores, dos estudantes e dos funcionários. Sem a colaboração de todas essas pessoas, não se estaria celebrando data tão significativa. Quer-se, neste momento, festejar tanto o passado desse programa, como também o presente: ao completar quatro decênios, situa-se entre os Programas de Pós-Graduação de Excelência na área de Filosofia, no Brasil, tendo obtido, nas últimas duas avaliações da CAPES, a nota 6, o que lhe possibilitou a inclusão no Programa de Excelência CAPES (PROEX).

 

Trata-se, sem dúvida, de um Programa que revela excelência nas atividades de ensino, de pesquisa, nos eventos, nas publicações etc. Por exemplo, no que diz respeito à produção bibliográfica do Programa, façam-se apenas duas menções especiais: à Revista Veritas (que, em 2015, completará 60 anos!), classificada como A2 no Qualis (CAPES) e à Série Filosofia que, de 1993 a 2014, ostenta mais de 200 títulos.

 

Além disso, o PPG em Filosofia caracteriza-se tanto pela intensa inserção nacional – tendo formado um grande número de mestres e doutores que atuam em Universidades de todo o Brasil –, como também por ter um caráter internacional muito destacado. É notório o esforço de oferecer aos pós-graduandos atividades de nível elevado, propiciando-lhes o contato com destacados professores, tanto brasileiros como estrangeiros. Assim, já tivemos um grande número de intelectuais visitantes do exterior, além de os docentes e discentes terem recebido incentivo para a realização de atividades internacionais, como, por exemplo, o pós-doutorado ou o doutorado sanduíche. Ao longo desses anos, recebemos a visita de um grande número de pesquisadores estrangeiros, entre os quais destacaria, à guisa de exemplo, apenas alguns professores da Alemanha, por eu estar mais vinculado ao intercâmbio com esse país: Karl-Otto Apel, Otfried Höffe, Ernst Tugendhat, Walter Jaeschke, Wolfgang Kersting, Ludger Honnefelder, Rainer Wiehl e Wolfgang Neuser.

 

Por fim, quero expressar o meu sincero agradecimento a todos que contribuíram para que chegássemos ao atual nível de excelência, tanto aos que continuam atuando no PPG em Filosofia da PUCRS, como àqueles que não estão mais conosco, alguns deles já na eternidade. Muito obrigado!

 

Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza

Diretor da Faculdade de Filosofia e

Ciências Humanas da PUCRS

 

ISBN: 978-85-66923-35-3Nº de pág.: 405

bottom of page