top of page
Educação na Amazônia: vozes e diversidade dos povos da floresta

Páginas

169

ISBN 

978-65-85958-33-2

DOI 

10.22350/9786585958332

Educação na Amazônia: vozes e diversidade dos povos da floresta

Organizadores

Reginaldo de Oliveira Nunes
Iuri da Cruz Oliveira

A Amazônia é uma região vasta e diversificada, lar de inúmeras comunidades indígenas, ribeirinhas e remanescentes de quilombolas. Nas últimas décadas, tem havido um reconhecimento crescente da importância de preservar e valorizar essas culturas por intermédio da educação escolar. Nesta obra, intitulada “Educação na Amazônia: Vozes e Diversidade dos Povos da Floresta” exploraremos as intricadas teias da educação na região amazônica, dando destaque às vozes e experiências das populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Desenvolvido a partir dos textos produzidos no componente curricular de Educação com Povos da Floresta, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), este livro não apenas desvela, mas celebra a diversidade cultural e os saberes ancestrais presentes nesse vasto território.
Nos capítulos que compõem esta obra, somos convidados a mergulhar nas culturas indígenas, onde a educação se entrelaça com a sabedoria milenar e a conexão íntima com a natureza. Da mesma forma, somos conduzidos pelos caminhos das comunidades remanescentes de quilombolas, cuja trajetória de resistência e luta por reconhecimento é essencial para compreendermos a diversidade da Amazônia. E não poderíamos deixar de lado os ribeirinhos, habitantes das margens dos rios amazônicos, cuja vida cotidiana é profundamente entrelaçada com o meio ambiente.
Ao percorrer as páginas deste livro, somos confrontados com a riqueza e a complexidade da educação na Amazônia. As vozes e experiências dos povos da floresta nos convidam a repensar nossos conceitos de ensino e aprendizado, valorizando a diversidade cultural e o conhecimento tradicional como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Que esse livro sirva não apenas como fonte de informação, mas também como um chamado à ação, ao diálogo e à solidariedade em prol da educação e do bem-estar de todos os habilitantes da Amazônia e do mundo.

Os organizadores

Educação na Amazônia: vozes e diversidade dos povos da floresta
bottom of page