ENCOMENDAR

Linguagem e Colonização: análise comparada das missões jesuítas no Brasil e no Japão (1549-1587)

Pedro Brocco

Escrito com linguagem fluente e elegante, Pedro Brocco busca empreender neste primeiro volume de Linguagem e Colonização um estudo histórico e conceitual acerca da experiência de colonização e contato com as alteridades do Novo Mundo a partir do final do século XV, com o início das Navegações. Compreender esta experiência em seu aspecto de produção e circulação de ideias e de saber, não obstante a dimensão de sujeição política, implica estudar a influente Escola de Salamanca e a obra de Francisco de Vitoria, mas também a de Bartolomé de Las Casas e os fundamentos da Companhia de Jesus e da prática dos Exercícios Espirituais, os quais darão os contornos teóricos e práticos do mundo colonial produzido pelas potências ibéricas. A partir do acesso e da análise de documentação pertinente, este volume se dedica aos primeiros anos da presença jesuíta no Brasil, a partir de 1549. Trata-se de "uma reflexão robusta de caráter interdisciplinar que não teme nem a psicanálise nem a teologia moral para abraçar o direito, a filosofia, a teoria política - as ciências humanas, enfim - na larga compreensão da prática efetiva do colonialismo".

 

Nº de pág.: 342

ISBN: 978-65-87340-57-9

DOI: 10.22350/9786587340579

O segundo volume de Linguagem e Colonização apresenta ao leitor, a partir de escrita fluente e análise de fontes históricas, os primeiros contatos entre europeus e japoneses, em um segundo momento da experiência da colonização que vem se colocar em contraste em relação à experiência colonial brasileira. Com uma proposta ousada de análise comparada, mas também de erudição nada desprezível e sem academicismo, Pedro Brocco nos apresenta um exercício teórico-prático sobre as ideias de Tomás de Aquino (tomismo) espelhadas pela Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola. Os primeiros encontros entre europeus e japoneses colocaram em cena profundos debates filosóficos e existenciais, a partir do diálogo entre a metafísica ocidental e a metafísica oriental, sobretudo taoísta e zen-budista. O autor vai além e chega até os desdobramentos desse diálogo com a Escola de Kyoto, no século XX. Ao final deste segundo volume, Pedro Brocco apresenta ao leitor sua edição do Tratado das contradições e diferenças de costumes entre a Europa e o Japão, do jesuíta português Luís Fróis, importante fonte de pesquisa da missionação jesuíta no Japão. 

 

Nº de pág.: 225

ISBN: 978-65-87340-58-6

DOI: 10.22350/9786587340586

ENCOMENDAR

Pedro Brocco é Psicanalista, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas nos campos da Filosofia e História do Direito, da Antropologia Jurídica, da Ética e da Psicanálise.

© 2020 por LUCAS MARGONI & WIX ENGINE.

Todos os livros publicados pela editora Fi

estão sob os direitos da Creative Commons 4.0