500 anos

9, 10 e 11 de maio de 2017

Justiça, Direito e

DA REFORMA PROTESTANTE

Evento gratuito, válido como horas complementares e aberto à comunidade

1. Motivação

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero inaugurou um movimento reformista cristão que ficou conhecido como Reforma Protestante ao fixar as suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Alemanha. O impulso inicial de Lutero alcançou grandes dimensões, influenciando mundialmente a teologia, mas igualmente a política e o Direito desde então. Valores ainda vigentes nos dias atuais, tais como justiça, laicidades do Estado e da Educação, liberdade e tolerância religiosas, receberam nova força como herança do movimento de Reforma. Assim, o Curso de Direito da ULBRA Canoas propõe o presente círculo de palestras em razão da comemoração de seus 500 anos, a fim de difundir o conhecimento entre a comunidade acadêmica e o público em geral. Convidamos os melhores nomes da área para compartilharem conosco as suas mais recentes pesquisas sobre o tema.

 

2. Organização

Profa. Dra. Alessandra Mizuta de Brito

Profa. Ma. Carolina Zenha Saraiva

Prof. Me. Leandro Cordioli

Profa. Ma. Viviane S. Militão

3. Participantes e Programação

 

ABERTURA OFICIAL

9/5, terça-feira, 19:00 h

“A Reforma Protestante e o Direito: aproximações ao tema”

Prof. Dr. Ricardo Willy Rieth

Vice-Reitor da ULBRA. Professor de História e Teologia na ULBRA Campus Canoas. Pós-Doutor em História da Igreja (Universidade de Leipzig). Doutor em História da Igreja (Universidade de Leipzig). Graduação em Teologia (Seminário Concórdia). Graduação em Ciências Sociais (UNISINOS). Membro do Comitê Científico do Internacional Congress for Luther Research. Coordena a Comissão Editorial de Martinho Lutero - Obras Selecionadas.

 

"Justiça em Lutero"

Prof. Me. José Paulinho Brand

Pró-Reitor de Planejamento e Administração da ULBRA. Mestre em Gestão e Negócios (UNISINOS). MBA Executivo em Saúde (HMV e FGV). MBA em Logística e Operações de Manufatura (UNISINOS). Especialista em Administração Financeira (UNISINOS). Bacharel em Administração de Empresas (UNISINOS).

 

10/05, quarta-feira, 19:00 h

"Justiça, Justificação e Pluralismo: O Legado da Reforma para o Estado Democrático de Direito"

Prof. Dr. Nythamar de Oliveira

Professor Titular da Escola de Humanidades da PUCRS no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Professor Visitante no Departamento de Filosofia da University of Toledo, Ohio (EUA). Consultor Externo da Escola Superior de Teologia (EST). Bolsista de Produtividade do CNPq, Nível 1. Pós-Doutor (University of Miami). Pós-Doutor (University of Miami). Pós-Doutor (Universität Kassel). Pós-Doutor (University of Toledo). Pós-Doutor (Universität Kassel). Pós-Doutor (London School Of Economics). Pós-Doutor (New School for Social Research). Doutor em Filosofia (SUNY). Mestre em Filosofia (VU). Mestre em Teologia (Faculté de Théologie Réformée D'aix-En-Provence). Graduado em Teologia (Faculté de Théologie Réformée D'aix-En-Provence). 

 

"Notas sobre o Pensamento Politico e Jurídico de Lutero"

Prof. Dr. Roberto Hofmeister Pich

Professor da Escola de Humanidades da PUCRS no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Teologia. Bolsista de Produtividade do CNPq, Nível 2. Coordenador do Projeto ?Scholastica colonialis: A Recepção e o Desenvolvimento da Escolástica Barroca na América Latina, séculos 16-18? Pós-Doutor na Eberhard Karls Universität Tübingen. Pós-Doutor no Albertus-Magnus-Institut. Pós-Doutor na University of Notre Dame. Pós-Doutor no Albertus-Magnus-Institut. Pós-Doutor na University of Notre Dame. Pós-Doutor na Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn. Doutor em Filosofia pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn. Bacharel em Teologia (EST). Bacharel em Filosofia (UFRGS).

  

11/05, quinta-feira, 9:00 h

 

"Reforma Protestante: Causas, Personagens e Consequências"

Prof. Esp. Marco Antonio de Almeida

Professor de Direito na ULBRA Campus Canoas. Assessor de Desembargador no TJRS. Doutorando em Direito (Universidade das Ilhas Baleares). Especialista em Direito no Curso Preparatório à Carreira da Magistratura (AJURIS). Graduado em Direito (UFRGS). Licenciado em História (UNIJUI).

 

"Justiça, Direito e Reforma Protestante: Por uma Cosmovisão Jurídica Reformacional"

Prof. Me. Daniel Ortiz Matos

Advogado. Bolsista do Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Doutorando em Direito Público (UNISINOS). Mestre em Direito Público (UNISINOS). Graduado em Direito (UESB).

 

ENCERRAMENTO

11/05, quinta-feira, 19:00 h

 

"As noções de Subjetividade e Justiça a partir do Renascimento e da  Reforma Luterana"

Prof. Dr. Josué Emilio Möller

Coordenador do Curso de Direito ULBRA Guaíba. Professor de Direito na ULBRA Campus Guaíba. Doutor em Sistemas Jurídicos e Político-Sociais Comparados (Università degli Studi di Lecce). Mestre em Direito (UNISINOS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UNISINOS).

 

"Comércio de Indulgências? Justiça e Graça em Tomás de Aquino"

Prof. Me. Leandro Cordioli

Professor de Direito na ULBRA Campus Canoas. Advogado. Doutorando em Filosofia (PUCRS). Mestre em Direito (UFRGS). Especialista em Direito Civil: Contratos numa Economia de Mercado (UFRGS). Especialista em Direito da Economia e da Empresa (FGV). Pós-Graduado em Direito Civil (IDC). Pós-Graduado em Direito Processual Civil (IDC). Graduado em Direito (PUCRS).

 

4. Data e Local

9, 10 e 11 de maio de 2017 - Prédio 1 - Auditório 219 - FACULDADE DE DIREITO - ULBRA CANOAS

 
 
 
 
PPG Filosofia
PPG Filosofia
PPG Filosofia
PPG Filosofia

© 2019 por LUCAS MARGONI & WIX ENGINE.

Todos os livros publicados pela editora Fi

estão sob os direitos da Creative Commons 4.0