26 a 28

de Novembro de 2018

Auditório do 219 e 220

Prédio 1 - Ulbra Canoas

3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito

Evento realizado em homenagem ao

Professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles

  • Evento Facebook
 

1. Apresentação

A 3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito a ser realizada em homenagem ao professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles, reunirá pesquisadores de diversas instituições e áreas do saber em torno de um ponto imperioso: "Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa".

Um primeiro olhar sobre o objeto da Jornada traz a perspectiva sobre as questões morais atinentes aos temas, aos modos e às finalidades da produção e da difusão do conhecimento humano. O que se deve pesquisar? Como se deve pesquisar? Para que se deve pesquisar? Essas questões apontam para problemas fundamentais que deveriam traçar as fronteiras morais do desenvolvimento do conhecimento teórico e dos avanços tecnológicos empreendidos pelo ser humano, sem os quais a busca do conhecimento pode apresentar sérios riscos. Exemplos disso podem ser encontrados nos comitês de ética universitários, preocupados com a honestidade dos trabalhos, a dignidade intrínseca do ser que é pesquisado (i.e., seres humanos, embriões humanos, animais não racionais, etc.) e o compartilhamento dos resultados positivos com toda a humanidade.

Contudo, outro olhar sobre a questão também é possível. Os mais respeitáveis pensadores que a humanidade já produziu dedicaram as suas vidas a um compromisso perpétuo de desenvolvimento do conhecimento humano, como uma das dimensões e o horizonte da realização de nossas capacidades. Sócrates, por exemplo, considerava que "uma vida sem investigação não merecia ser vivida." Nosso objetivo, no presente evento, é levar os pesquisadores das mais diversas áreas do saber a refletir sobre as fronteiras morais e os horizontes éticos de suas pesquisas, contribuindo dessa forma para o bem da humanidade.

2. Programação Completa

Clique aqui para acessar a programação completa.

3. Local

 

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas

Auditórios 219 e 220 do Prédio 1.

Av. Farroupilha, 8001 - Canoas/RS.

4. Contato

E-mail: direito.canoas@ulbra.br

Telefone: (51) 3477-9142

www.GPFDir.com

5. Inscrição solidária

A Jornada Ulbra de Filosofia do Direito apoia a iniciativa da Pastoral Universitária da Ulbra Canoas de promover um evento natalino em favor dos asilados venezuelanos em Canoas. Uma contribuição financeira espontânea e facultativa a ser oferecida na data e no local do evento por parte dos participantes será bem-vinda. Evento gratuito, aberto à comunidade e com certificação de horas complementares. Inscrições no local. Vagas limitadas à capacidade dos auditórios.

6. Comissão Organizadora

Coordenadora do Curso de Direito Profa. Dra. Alessandra Mizuta de Brito

Coordenadora Adjunta do Curso de Direito Profa. Ma. Carolina Zenha Saraiva

Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito, Prof. Me. Leandro Cordioli

7. Comissão Discente

Integrantes do GPFDir: Alexandre Rosa Pereira, Andressa de Oliveira Centeno, Áurea Júlia Braga Rodrigues, Bruna Viegas Cornely, Caroline da Rosa Padilha, Débora Padilha Nobre, Edmilson Gemelli Dantas Neto, Évellyn da Silva de Abreu, Guilherme da Silva Soares, Guilherme Machado Siqueira, Hiasmynn Quinhones, Josiane Batista Rios, Jupira Maria Bittencourt da Silva, Ligia Fischer Flores, Luana Breyer, Luís Gustavo Mattos Paranhos, Mariliane Silva dos Santos, Nagea Morais Ienerich, Nathalia Gomes Silveira, Thaís Marina Castro Picanço

 
 
 
 
 
 

© 2019 por LUCAS MARGONI & WIX ENGINE.

Todos os livros publicados pela editora Fi

estão sob os direitos da Creative Commons 4.0