top of page

MEDIA

EFFECTS

Ensaios sobre teorias da Comunicação e do

Jornalismo

Arte de capa: Penguin Kao - www.behance.net/penguinkao

Vol. 1:

Teorias do agendamento, priming e framing

Gilson Pôrto Jr.; Nelson Russo de Moraes; Daniela Barbosa de Oliveira; Vilso Junior Santi (Orgs.)

A sociedade vive momentos de busca do entendimento, tanto dos fatos sociais como da reorganização constante do seu tecido e dos papéis de seus atores, e é neste contexto que tratar da comunicação, de suas transversalidades e aplicações é sempre um desafio. O momento contemporâneo desenrola, a cada dia, novas implicações acerca das angularidades degradantes ou edificantes em impactos diretos e reflexos dos desdobramentos da aplicação das mais diversas teorias da comunicação. A comunicação, tomada como seara do conhecimento que tangencia a humanidade em todos os seus afazeres, da gestão pública à gestão empresarial, do consumo ao diálogo familiar, das cores às manifestações estabelecidas pelas opções humanas. Neste sentido, este livro intitulado “Media Effects: ensaios sobre teorias da Comunicação e do Jornalismo”, em seu volume 1, traz trabalhos acadêmicos sobre as teorias do agendamento, do priming e do framing, sobre diferentes olhares e perspectivas.

ISBN: 978-85-5696-272-0

Nº de pág.: 258

Vol. 2:

Efeitos da Terceira Pessoa, enquadramento e teoria do cultivo 

Gilson Pôrto Jr.; Nelson Russo de Moraes;
Daniela Barbosa de Oliveira; Leila Adriana Baptaglin (Orgs.)

Este volume trata-se de um trabalho experimental, onde pesquisadores da pós-graduação, em diversos níveis, debruçam-se sobre questões teóricas à luz de teorias da Comunicação e do Jornalismo. No segundo volume, destacam-se as pesquisas com foco no enquadramento, nos estudos culturais, na hipótese do efeito da terceira pessoa e a teoria do cultivo com aspectos ligados a ação racional. De fato são exercícios de pesquisa aplicada as realidades do Tocantins e região norte, porém não se reduzem a apenas isso. Trata-se de um esforço consciente, sistematizado, de realizar estudos e pesquisas, partindo da formação pós-graduada, com o intuito não apenas de fortalecer a formação, mas de amplificar o estudo de muitas teorias que aparecem apenas como notas de rodapé em diversos manuais de Teorias da Comunicação e do Jornalismo.

ISBN: 978-85-5696-273-7

Nº de pág.: 243

Arte de capa: Penguin Kao - www.behance.net/penguinkao
Arte de capa: Penguin Kao - www.behance.net/penguinkao

Vol. 3:

Espiral do silêncio, enquadramento e contemporaneidade

Gilson Pôrto Jr.; Nelson Russo de Moraes; Daniela Barbosa de Oliveira; Vilso Junior Santi; Leila Adriana Baptaglin (Orgs.)

Com um trabalho rigoroso, o volume 3: Espiral do silêncio, enquadramento e contemporaneidade nos proporciona uma viagem por temáticas desenvolvidas por pesquisadores das distintas regiões brasileiras. Articulando investigações que pautam significativas contribuições teóricas, os oito capítulos presentes no vol. 3 dedicam-se a aprofundar conceitos teóricos bem como apresentar investigações com dados empíricos que problematizam situações evidenciadas na contemporaneidade e que passam a fazer parte da agenda permanente das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Os capítulos do livro são olhares distintos para as teorias do jornalismo adentrando em propostas inovadoras e necessárias à construção social. Desejamos que o leitor aproveite e reflita sobre as proposições apresentadas e construa suas reflexões mediadas pelas teorias e pelas inquietações aqui presentes.

ISBN: 978-85-5696-456-4

Nº de pág.: 231

Vol. 4:

Reflexividade, hermenêutica e Fake News

Gilson Pôrto Jr.; Nelson Russo de Moraes; Daniela Barbosa de Oliveira; Vilso Junior Santi; Leila Adriana Baptaglin (Orgs.)

É com muito trabalho e engajamento que disponibilizamos o vol. 4 do livro MEDIA EFFECTS: ensaios sobre teorias da Comunicação e do Jornalismo. Neste volume trabalhamos com Reflexividade, hermenêutica e Fake News adentrando em questões específicas do contexto social, político e cultural vivenciadas na contemporaneidade. Com um olhar atento para as teorias da comunicação, este volume adentra as peculiaridades das distintas regiões brasileiras e de países da América Latina problematizando a repercussão dos fatores nos meios de comunicação. Calcadas em aprofundamentos teóricos que instigam a reflexividade os capítulos apresentados caminham por discursos e lugares complexos mas carentes de investigação. Diante de trabalhos densos e de temáticas atuais, o vol. 4 sinaliza problemáticas evidenciadas em um cenário complexo de relações políticas, culturais e sociais extremamente vulnerável. Permite evidenciar situações que até pouco tempo mantiveram-se algemadas e incrustadas em uma sociedade conservadora e repressiva que vem dando sinais de inquietação. Instigamos aos leitores exercitarem uma leitura crítica e questionadora das teorias e dos fatos apresentados. Só assim conseguiremos adentrar em temáticas tão complexas empossados de compromisso.

ISBN: 978-85-5696-458-8

Nº de pág.: 224

Arte de capa: Penguin Kao - www.behance.net/penguinkao
Arte de capa: Penguin Kao - www.behance.net/penguinkao

Vol. 5:

Newsmaking, gatekeeping e teoria social

Gilson Pôrto Jr.; Nelson Russo de Moraes; Daniela Barbosa de Oliveira; Vilso Junior Santi; Leila Adriana Baptaglin (Orgs.)

Chegamos ao vol. 5 de MEDIA EFFECTS: ensaios sobre teorias da Comunicação e do Jornalismo focando em Newsmaking, gatekeeping e teoria social. Uma vitória para a construção coletiva na região norte e suas redes pelo Brasil e Exterior. Articulando pesquisas de campo e investigações mais teóricas, os oito capítulos presentes no vol. 5 dedicam-se a aprofundar conceitos que problematizam situações evidenciadas na contemporaneidade e que passam a fazer parte da agenda permanente das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Entendemos que os capítulos do livro são olhares múltiplos para as teorias do jornalismo adentrando em propostas diferenciadas, mas essenciais para o despertar do conhecimento na área comunicacional. Desejamos que os que lerem essas produções aproveitem, reflitam, discutam e, se desejarem, contestem as proposições apresentadas e construa suas reflexões mediadas pelas teorias e pelas inquietações aqui presentes.

ISBN: 978-85-5696-459-5

Nº de pág.: 193

Vol. 6:

Agenda-Setting, Enquadramentos e narrativas

Gilson Pôrto Jr.; Nelson Russo de Moraes;
Vilso Junior Santi; Leila Adriana Baptaglin (Orgs.)

O desenvolvimento da internet e das novas tecnologias da informação e comunicação tem gerado mudanças significativas na forma de se comunicar e intercambiar informações, tanto na mídia tradicional quanto na comunicação interpessoal. Os conteúdos hipertextuais e multimediáticos ocupam grande parte da nossa vida cotidiana, em especial com a criação das chamadas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp e Youtube, entre outras, passam a fazer parte da dinâmica da comunicação mediática, mas também das corporações, instituições, assim como do usuário comum, o sujeito comunicante, que agora participa ativamente na produção e intercambio de informações. A mídia tradicional se adapta a essa realidade digital, com novas estratégias e técnicas, cientes da importância dessa adequação para manter seu poder mediático. Esta realidade é apresentada no vol. 6 da Coleção de Teorias da Comunicação, que nos traz textos sobre investigações nas áreas da comunicação e o jornalismo, sobre tudo as menos difundidas, mas também pesquisas empíricas que tentam aplicar essas teorias em objetos mais concretos de investigação. Neste volume a centralidade temática está em torno a Agenda-Setting, Enquadramentos e Narrativas.

Norah Gamboa Vela

ISBN: 978-85-5696-759-6

Nº de pág.: 181

Vol. 7:

Efeitos de Framing, newsmaking e semiótica

Gilson Pôrto Jr.; Nelson Russo de Moraes;
Vilso Junior Santi; Leila Adriana Baptaglin (Orgs.)

Neste vol. 7 reúnem-se textualidades geradas em diversos processos de pesquisas desenvolvidas em torno do jornalismo e outras expressões da comunicação midiática a partir dos enquadramentos temáticos, processos produtivos e geração de significados. As análise-reflexões feitas desde as experiências das pesquisas teóricas e empíricas concretizam-se nos capítulos aqui apresentados como uma contribuição para os debates e construção de conhecimentos que o desenvolvimento do campo da comunicação e a prática jornalística nos exigem, sobretudo, em tempos de crises de credibilidade que impactam ao Capital Simbólico, no dizer de Bourdieu, representado pelas narrativas midiáticas configuradoras das subjetividades na contemporaneidade. O conjunto dos textos aqui apresentados pretende animar as dinâmicas de uma cultura científica no campo da comunicação, com foco nas práticas jornalísticas, para contribuir na configuração dos referentes teórico-metodológicos que necessitamos para consolidar o fazer-sentir-pensar nessa complexa multidimensionalidade.

Adrián Padilla Fernández

ISBN: 978-85-5696-760-2

Nº de pág.: 161

Vol. 8:

Estudos gerais, narrativas e transdisciplinaridade

Gilson Pôrto Jr.; Nelson Russo de Moraes;
Vilso Junior Santi; Leila Adriana Baptaglin (Orgs.)

O livro que o leitor tem em mãos é um esforço coletivo empreendido por vários pesquisadores do campo comunicacional de pelo menos quatro importantes instituições de ensino superior: a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de Roraima (UFRR). Essa diversidade, além de ampliar as reflexões aqui expostas a partir da experiência de seus diferentes autores, é uma importante ação que visa divulgar e popularizar – no seio acadêmico e universitário –, reflexões teóricas sobre a temática. Deste modo, a partir da diversidade dos estudos abordados e seu valor teórico-metodológico, os leitores que aqui estão poderão ampliar seus conhecimentos sobre os estudos ora apresentados, guiados, como vimos, por diferentes pesquisadores, todos unidos na busca pela consolidação e ampliação dos estudos do campo comunicacional.

 

Lucas Milhomens

ISBN: 978-85-5696-761-9

Nº de pág.: 169

bottom of page