top of page

Pernambuco na mira do golpe:

educação, arte-cultura, religião, direitos humanos, acervos,

política, sociedade, mundos do trabalho e dos trabalhadores

Marcília Gama da Silva; Thiago Nunes Soares (Orgs.)

Nos textos aqui coligidos, encontramos personagens, acontecimentos e eventos do passado que colaboraram para compreender os caminhos da construção do Pernambuco do presente. Os encontros e desencontros entre esses diferentes tempos históricos fazem eco e afetam os diálogos e dissensos que marcam os dias de hoje. A originalidade dos textos do livro “Pernambuco na mira do golpe” justifica a leitura da obra. Contudo, é preciso ressaltar também a importância dos objetos e os temas das pesquisas. No presente os estudos sobre a ditadura militar brasileira, mais do que um “resgate do passado”, são fundamentais para pensar o contexto autoritário do brasileiro contemporâneo. 

Prof. Dr. Pedro Ernesto Fagundes

Universidade Federal do Espírito Santo

Nº de pág.: 553

ISBN: 978-65-5917-059-3

DOI: 10.22350/9786559170593

ENCOMENDAR

Nesse sentido, este volume da coletânea Pernambuco na mira do golpe que o leitor tem nas mãos articula importantes temas do Brasil Recente, a saber: direitos humanos, política e sociedade e acervos. Uma outra importante contribuição do livro que gostaria de destacar diz respeito ao fato de que o conjunto de capítulos analisam de maneira multidisciplinar o impacto da ditadura em Pernambuco, como o governo atuou na repressão no estado. Da mesma maneira que analisa como a sociedade se movimentou entre a resistência ao regime e o consenso aos feitos ditatoriais em um arco temporal que abrange os primeiros dias após o golpe de 31 de março de 1964 até o período da transição. Em tempos de crescimento do índice de violência no país, especialmente contra grupos subalternos e políticos, esta obra cumpre um relevante papel acadêmico e social, como devem ser as pesquisas sobre temas sensíveis, e nos convida a refletir não apenas sobre os anos de chumbo, mas sobre a democracia que estamos construindo.

 

Profa. Dra. Samantha Viz Quadrat

Universidade Federal Fluminense

Nº de pág.: 330

ISBN: 978-65-5917-060-9

DOI: 10.22350/9786559170609

ENCOMENDAR

Este terceiro volume de uma coleção ambiciosa sobre a história recente de Pernambuco e a ditadura contém contribuições inéditas sobre trabalho e trabalhadores, relações de emprego e de posse da terra, assim como movimentos trabalhistas. São onze os capítulos neste volume, cada um bem pesquisado e cuidadosamente arguido. Eles têm interligações interessantes que abrem possibilidades para o leitor melhor entender as redes de organização e as relações entre as forças de dominação e de resistência na época da ditadura militar em Pernambuco. Os capítulos são baseados em pesquisa minuciosa nos arquivos de Pernambuco (e de outros lugares também, inclusive o Arquivo Nacional, em Brasília, e até alguns acervos na Argentina). O volume conta com a marcante presença de material do Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região. Por todas estas razões, o leitor tem nas mãos uma contribuição essencial à história do trabalho em tempos de ditadura.

Prof. Dr. Thomas D. Rogers

Emory University

Nº de pág.: 284

ISBN: 978-65-5917-061-6

DOI: 10.22350/9786559170616

ENCOMENDAR

bottom of page