top of page

Novo Normal (?): Artes e Diversidades em isolamentos: livro de Resumos do I Seminário Interdisciplinar Linguagens, Culturas e Educação

Eder Ahmad Charaf Eddine; Samuel Carlos Melo; Mirelle da Silva Freitas; Fernanda Surubi Fernandes; Luciano de Jesus Gonçalves (Orgs.)

Este caderno reúne trabalhos aprovados para palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações orais do I SILCE - Seminário Interdisciplinar Linguagens, Culturas e Educação, realizado nos dias 05, 06 e 07 de agosto de 2020. O evento teve a característica de unir, virtualmente, pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Neste ano atípico, o tema escolhido foi Novo Normal (?): Artes e Diversidades em isolamentos. O tema nasce da reflexão dos sentidos atribuídos às palavras isolamento e normalidade. Os processos artísticos e culturais sempre debateram o conceito de normalidade, ou como suspeitou Caetano Veloso, “[...] alguma coisa está fora da ordem, fora nova ordem mundial [...] Foi encontrado na ruína/ De uma escola em construção/ Aqui tudo parece/ Que era ainda construção/ E já é ruína [...]”, na canção “Fora da Ordem”, do álbum Circuladô, de 1991. Pouco mais de duas décadas depois, é possível afirmar que não estamos experienciando o isolamento e o “novo normal” somente agora, em um ano desolado pelo vírus da COVID-19. Esses processos não são novos e discuti-los foi um dos objetivos do seminário. Ao pensarmos nos termos dessa pandemia, reafirmamos que o momento é difícil e dotado de diversas condições não experienciadas anteriormente. É impossível não pensar nas famílias enlutadas pela perda de entes queridos, nos milhões de infectados por um vírus imprevisível e devastador, no longo período de ausência de um ministro na pasta da Saúde e nas altas taxas de desempregados. Nesses casos, os números dimensionam os problemas que a sociedade brasileira enfrenta.

ISBN: 978-65-87340-04-3

Nº de pág.: 363

ENCOMENDAR

bottom of page